quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Acúmulo

Hoje minha irmã disse para o meu antigo professor [do fundamental I] de música-vulgo flauta- que eu estava com saudades. Não tinha parado pra pensar nisso, mas é estranho como hoje eu sinto muito menos, nunca mais, falta desse meu colégio do que antes. Isso é comum, mas me inquieta.
Conforme o tempo passa, enquanto as diferentes Saudades vão se acumulando, acabei esquecendo de sentir as Saudades [maiúsculo mesmo] de certas coisas- Saudades que merecem ser sentidas- para sentir outras, que também merecem, mas não necessariamente merecem mais.
Por exemplo, por um vago e ágil instante, parei de sentir a Saudade de escrever aqui no miri. Não sei se foi o layout torto, que eu não sei arrumar e quem sabe não arruma, se é porque só sobramos eu e o Fabinho [mal-e-mal ambos] dentre todos aqueles que foram tão empolgados ao seu nascimento, se foi o vestibular, e depois o nervosismo, e depois a euforia...
O que eu sei é que me sinto injusta. Como pude deixar de sentir Saudades- não só essa- que já me consumiram tanto, que já derramaram tantas lágrimas sinceras em tantos ombros... saudosos?
O que penso é o seguinte: a saudade pode deixar de torturar e machucar, isso é natural. O não natural é deixar de senti-la. Não importa que elas sejam muitas, cada vez mais, ou que você tenha menos tempo para se dedicar a elas, nunca esqueça suas Saudades, elas fazem parte de você e merecem viver.

Paula Zogbi Possari

7 comentários:

Fábio disse...

síndrome de prestes a entrar pra maioridade. Foi por isso que eu comecei a fazer a minha biografia tosca não-autorizada, pra registrar essas coisas que me dão saudades e lembrar de ter saudades de outras tantas.

duende:) disse...

SIM!

Ora, desculpem-me a intromissão, apenas não podia deixar de comentar algo tão verdadeiro - e triste.

Lichas disse...

Gente, dei até indireta pro layout torto, some help here.

CarolGaudencio disse...

Bem, se eu dissesse que realmente me senti assim há apenas algumas semanas, você provavelmente não acreditaria. Mas eu as vezes me impressiono com o modo como consegui deixar de sentir Saudades de algumas coisas que antes pareciam tão essenciais. Me incomoda. Quando fico tempo demais sem desenhar ou escrever, e as vezes por falta de tempo esqueço de sentir saudades, me sinto mal também. Mas não esqueço do bem que essas coisas ou que as memórias boas me fazem. As saudades diminuem de intensidade e vem com menor frequência, mas isso não quer dizer que aquilo tenha perdido a importância.

Saboya disse...

eu deveria saber arrumar, eu sei. mas não sei D:

Unknown disse...

Faz muitos meses que foi escrito, mas estou num momento que sinto saudades de algo que não queria nem lembrar que existe... e agora? Gostaria de sentir saudades de coisas que eu nem me lembro direito, infância. Será que eu apenas quero lembrar porque esqueci ou porque seria realmente bom saber como tudo aconteceu? Saudades muito estranho como acontece... Tenho saudades de coisas boas, não vou negar, mas fazemos questão de pensar nas saudades dolorosas ou doloridas.

Unknown disse...

Paula,
é impossível ter uma imagem ampliada o suficiente do nosso passado. é possível prever o perfume dos segundos que se foram, dos agudos da alegria e sentir a pequena mão aos cabelos.
Em algum lugar, na providência mais extrema do mundo, suas belas palavras serão colhidas.
Papi