domingo, 21 de novembro de 2010

Arte não-autorizada

Pouco mais de um mês atrás, a prefeitura da cidade de São Paulo, juntamente com a Polícia Militar, decidiu que passariam a ser proibidas manifestações musicais nas ruas-especialmente na Av. Paulista- que tivessem "qualquer tipo de exploração comercial."
Vou começar meu post com um vídeo:




Louis Armstrong, de talento indiscutível, a "personificação do jazz", começou sua carreira musical tocando nas ruas de New Orleans. Ele e muitos outros que conseguem fazer da arte o seu ganha-pão.
Agora contarei algumas historinhas pessoais:
Alguns meses atrás, tive a oportunidade de visitar a cidade de Paris. Conheci lugares maravilhosos, construções gegantescas e tudo aquilo o que todo mundo sabe que existe na cidade-luz. Mas uma das cenas mais encantadoras que vi segue abaixo:

Arte na Torre Eiffel, Paris, julho de 2010.
Nesse dia, vi pela primeira vez as ruas de um país que não fosse o meu, subi na torre eiffel, comi um crepe cheio de queijo, mas a primeira coisa que contei para o meu namorado quando o liguei foi que vi um menino tocando gaita de fole no pé da Torre Eiffel e achei aquilo lindo.
O euro que eu joguei dentro da maleta desse moço foi um dos mais bem gastos dessa semana toda. Ele era muito bom, e tocava o instrumento com uma paixão que se vê em poucas pessoas nessa vida.

Vi outros músicos em muitos outros lugares na cidade. Tocando o tema de "O Poderoso Chefão", La Boheme, até Garota de Ipanema. Dentro dos metrôs e trens, ao lado de monumentos históricos, em calçadas quaisquer. Sem conflitos, todos sorrindo e recebendo sorrisos.

Sentimento semelhante a esse eu tinha quando passava nos meus fins de tarde na av. Paulista. Terça-feira, seis da tarde, as pessoas poderiam sair das suas rotinas cansativas escutando acordeonistas, violinistas, guitarristas, e usar seu salário ganho durante o dia para que pudessem relaxar e ajudar os outros. Os musicos de rua não insistem por esse dinheiro, eles ganham porque as pessoas sentem que merecem.

Pergunto a vocês, prefeito e policiais militares da cidade de São Paulo: vocês não acham que eles merecem?
Considerando que o que eles fazem são "eventos", do que mais, além de ter talento, eles precisam para ganhar uma autorização?



5 comentários:

alinne.anno disse...

que lindo isso Lichas!
é tão bom escutar um cara tocando sax em meio ao barulho dos carros. é tão metrópole. ninguém atrapalha ninguém.

Paris deve ser amor e a música é perfeita para o post.

Unknown disse...

Há a aproximadamente um mês... um cara entrou no ônibus, tocando violão e cantando, quando eu estava indo pro conser!
Ele tocava mal pra xuxu, cantava mal pra xuxu, mas estava tãoooo alegre, que me deixou feliz, desci do ônibus sorrindo e senti que meu dinheiro tinha sido bem gasto também.
O que importa relamente, é fazer o que dá prazer, mesmo que não sejamos os melhores.

Lichas, você deveria mandar isso pra prefeituraa...

Fábio Andó Filho disse...

Xuxu linda!

Fábio Andó Filho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Saboya disse...

Meu, a galera esquece que a rua é uma das maiores fontes de arte, cara... É dela que vem o popular! E nela, ninguém arranca o dinheiro de ninguém. Se paga o quanto se acha que se deve pagar. Está longe de ser uma "exploração comercial". Blá, que bobeira...